Importar
Permite importar os produtos via XML
Atualizado
Permite importar os produtos via XML
Atualizado
O arquivo de XML é um arquivo digital gerado toda a vez que uma Nota Fiscal Eletrônica é emitida, seja de produto ou até mesmo de serviço.
Para nosso caso, somente vamos considerar os XML´s de Produtos.
Geralmente um fornecedor não envia o arquivo, mas uma vez solitado ele pode enviar. Outras opções são importar diretamente pelo site da SEFAZ do seu estado, mas geralmente, para isso, você deve instalar o certificado digital no seu browser (Chrome, Safari,..).
Outra opção, caso sua empresa tenha contrato o módulo de Nota Fiscal, é acessar a aba NF-e Enviada e efetuar o download por lá.
No arquivo podem existir muitas informações que não consta no DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) estão no XML, como Lotes, Datas de Vencimentos, Faturas, etc.
Após ter feito o download do XML, clique no botão Enviar Arquivo, selecione o arquivo desejado e clique em abrir. O sistema irá efetuar a importação e exibir as tela com os produtos identificados.
Agora vamos conhecer cada área importante dessa tela.
Código: Número (ID) da Nota Fiscal
Fornecedor: Caso o fornecedor não tenha sido cadastrado no sistema, o sistema irá cadastra automaticamente e associar a Nota Importada
Emissão: Data da Emissão da NF-e
Total: Valor total da Nota
Primeiramente vamos descrever as colunas e em seguida todos os botões de ações no item da nota.
Item: Número do Item da Nota
Produto: Nome do Produto vindo do Fornecedor
Unitário: Valor Unitário do produto
Quantidade: Quantidade importada do produto
Total: Valor Total adquirido do Produto
Venda: Valor sugerido de venda
Cadastro: Essa coluna tem 2 áreas, Campo com o Nome do Produto no sistema e botões de ações.
Ao efetuar a importação o sistema lê os itens do XML e verifica se no sistema existe algum produto com o mesmo codigo de barras, se houver, o sistema entende que é o mesmo produto e exibie no campo Cadastro o nome dele. Se nenhum produto for encontrado, o campo fica em branco.
Caso tenha encontrado algum produto, alguns botões de ações serão exibidos, caso não tenha sido encontrado, outros botões serão exibidos.
Vamos conhecer os botões de ações disponíveis nos itens.
Botão que permite o cadastramento automático do produto. O sistema irá usar o mesmo nome e demais dados enviado pelo fornecedor. Se houver um NCM, o sistema irá tentar usar um NCM igual para sugerir a mesma categoria fiscal do produto. Caso não encontre, a categoria fiscal ficar vazia.
Ao importar a Nota, em alguns XML´s existe a informação do Tìtulo a pagar. Quando houver, o sistema já faz a importação automática. Vamos conhecer as colunas e por fim os botões de ações dos títulos.
Descrição: Descrição do Tìtulo, geralmente número da nota barra o número da parcela. Pode ser visualizado depois na gestão dos Títulos.
Vencimento: Vencimento do Título
Valor: Valor da Parcela
Conta: Tipo de Conta associado ao título
Ações: Botões de Ações possíveis para o título.
Exclui o Título. Caso já tenha registrado o título de outra forma ou não deseje controlar, pode excluir o título.
Registrar o Pagamento do Título. Todos os títulos importados serão importados como pagamento pendente. Somente após a informação do pagamento do título é que el será considerado pago.
Após realizar a importação de uma nota e o usuário desejar importar outra, basta clicar no botão Se todos os produtos ainda não tiverem sido importados, uma mensagem será exibida para confirmar a importação da nova nota
Botão de Associação de Produto. Caso o sistema não consiga identificar o produto importado, mas o usuário deseje associar o produto a um outro produto já cadastrado, poderá clicar no botão e procurar por um produto na base de dados. Ao clicar a tela de busca será exibida. Para localizar um produto, basta digitar o nome completo ou parcialmente para o sistema filtrar e uma vez localizado, clicar no botão . Dessa forma o sistema irá associar o produto da NFe ao produto selecionado pelo usuário e irá aumentar o saldo de acordo com a quantidade importada.
Validade. No caso dos produtos que já possuem validade informado no XML, o sistema já associa. Nos caso em que não houver ou o usuário desejar conferir, basta clicar no botão e informar a data.
Se por acaso a associação entre o produto importado no XML e o do cadastro do sistema estiver errado, basta clicar no botão para desassociar e confirmar que o produto será desassociado e o saldo ajustado.
Ao clicar nesse botão é possível informar o valor de venda do item, ou alterar o valor já sugerido.
Informações Fiscais. Caso o ícone esteja em vermelho, significa que há dados fiscais faltantes, de uma forma geral, o sistema sempre pega o NCM. Se na base já houver um produto com o mesmo NCM e uma Classificação Fiscal informada, ele associa a mesma Classificação, caso contrário ele não associa e indica através da cor vermelho. Para conferir ou alterar, basta clicar, visualizar e informar, se for o caso.
O botão de abrir produto serve para os caso de compra em que o produto chega numa unidade de medida, mas quando é vendido, é vendido em outro. Como por exemplo, compra uma caixa com 10 unidades e a venda é feita por unidade ou quando compra um saco de 20 kilos e é vendido à granel, logo, por kilo. Ao clicar o botão a tela de desmembramento é exibida, informe quantas unidade a caixa posssui, ou quantos kilos o saco possui, etc.
Se for pressionado o botão todos os itens que não tem o produto associados serão cadastrados automaticamente no sistema.
Pode informar o tipo de conta gerencial associado ao valor do título.
Se for necessário alterar a data de vencimento do título, basta clicar no botão, alterar e salvar.