Categoria Fiscal
Tela onde são cadastrados os dados fiscais de produtos e serviços
Atualizado
Tela onde são cadastrados os dados fiscais de produtos e serviços
Atualizado
O SistemaPet adota uma abordagem diferente com relação ao cadastramento de dados fiscais para a emissão de notas fiscais.
Ao invés de configurar uma quantidade significativa de campos em cada produto ou serviço, o sistema agrupa esse conjunto de parâmetos em um único lugar e cada grupo de opções recebe um nome que, posteriormente, pode ser associado a um ou mais produtos e serviços.
No cadastro estão todos os campos exibidos, tantos os necessários para produtos quanto para serviços. Somente os necessários para cada grupo deve ser exibido.
Geralmente o apoio do Contador da empresa é necessário nesse momento.
Para a venda de produtos ou serviços, o campo de categoria fiscal no produto ou serviço torna-se obrigatório.
Na tela são exibidos os botões de Inclusão e Associação em Lote e a tabela com as categorias já cadastradas.
Cada coluna da tabela contem o nome da categoria, dado pelo usuário, quantos produtos ou serviços estão associados e as opções de edição e exclusão da categoria.
Ao Adicionar uma Nova Categoria ou Editar o campo, o formulário de categoria é exibido. Não vamos passar campo a campo da tela, mas vamos destacar alguns como principais ou que mercem atenção.
O primeiro campo, do Nome da Categoria, deve ser decido pelo usuário. Esse nome será referenciado posteriormente para associar o produto ou serviço a esse conjunto de parametros definidos.
Os campos Código Tributário Municipal, Cód Serviço e CNAE geralmente estão associados a configurações para a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe). O valor depende muito de cada prefeitura. Portanto verifique com nosso suporte ou com o contador quais os campos são obrigatórios na sua cidade e quais os tipos de informações são informados.
Os demais campos geralmente estão associados aos produtos e podem variar de acordo com o regime tributário da sua empresa. De uma forma geral, empresas enquadradas no Simples Nacional necessitam de dois ou três categorias fiscais diferentes (geralmente uma sem substituição tributária e outro com)
Dependo da situação, a associação manual de cada produto ou serviço pode ser trabalhoso, portanto existe a possibilidade de efetuar a associação de forma muito eficiente e rápida.
Basta clicar no botão associação em lote e a tela de associação será exibida.
Essa tela é composta por 3 áreas, a categoria fiscal desejada, a lista de produtos possível e a lista de produtos já associados. Vamos conhecer um pouco mais.
Primeiro passo é selecionar a categoria fiscal que se deseja associar. A categoria fiscal que é exibida no campo Categoria Fiscal é a que será associada aos produtos selecionados.
Lista de Produtos possíveis irá listar todos os produtos que ainda não tem nenhuma categoria fiscal associado. Se for necessário selecionar algum produto por nome, basta digitar no campo pesquisar que a pesquisa será feita.
Para associar o produto, basta clicar uma vez no produto desejado que ele será exibo na listagem de produtos associados. O produto irá deixar de ser exibido na coluna de produtos sem categoria fiscal e será listado na listagem de produtos associados.
Ao clicar, o sistema automaticamente associa o produto clicado à categoria fiscal selecionada.
Para desassociar a categoria fiscal, basta clicar sobre o produto listado na listagem de produtos associados. Além de desassociar, será exibido na listagem de produtos não associados novamente.
Também é possível associar produtos através do NCM (Número Comum do Mercosul). Dessa forma, se torna ainda mais eficiente a associação, uma vez que vários produtos podem possuir o mesmo NCM.
O funcionamento é exatamente o mesmo da associação por produtos, seleciona-se a categoria fiscal, clica-se sobre o NCM que se deseja associar e os produtos que possuem esse NCM são associados e o NCM é exibido na litagem de NCM´s associados.
O processo inverso desassocia os produtos do NCM clicado da Categoria Fiscal